Dedicação aos estudos e à fé

"Eu sou a prova de que o ensino a distância pode formar bons acadêmicos."

Vinícius estudou Teologia em São Paulo, mesmo morando no Rio, e se dedicou muito aos estudos religiosos. Hoje, está preparado para lançar seu livro e palestrar num grande congresso em Aparecida.

Escolhi o Claretiano porque era a única instituição de origem católica que oferecia um curso de graduação em Teologia reconhecido pelo MEC.

Sou pai de família, leigo atuante e trabalhador e não tinha tempo de estudar durante o dia, mas sempre tive o desejo de estudar Teologia, pois juntamente com minha esposa, Fabiana, estamos à frente de uma nova Comunidade da Igreja Católica, e a graduação me daria consistência às formações comunitárias que já ministrávamos.

Sou do Rio de Janeiro e me lembro das viagens para São Paulo, uma vez ao mês, para as aulas presenciais. Ainda não tínhamos turma aberta no Rio naquela época. Eu viajava de sexta para sábado e passava o sábado todo no Claretiano, voltando a noite. Foi cansativo, mas valeu a pena.

Após me graduar em 2015, os projetos continuaram em andamento. Graças à Teologia, pude me dedicar a uma especialização em Mariologia (conjunto de estudos acerca de Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo) e vou lançar um livro no XII Congresso Mariológico, que acontecerá em maio deste ano, em Aparecida, onde terei a oportunidade de ministrar uma das Conferências.

Estamos dando início a um projeto chamado Escola Maria de Caná, que é uma rede digital para oferecer formação de Mariologia, por meio do WhatsApp. Acho que o ensino a distância, vivido e praticado no Claretiano, me inspirou à isso. Eu sou a prova de que o ensino a distância pode formar bons acadêmicos.

Para os interessados em Teologia, deixo um conselho: acredite no seu potencial e no seu chamado. A Teologia carece de leigos que se dedique a ela, que acreditem nessa área da vida e que viva para as relações humanas.

Leia muitos livros! Suas leituras determinarão a profundidade da sua pesquisa.

A graduação em Teologia pelo Claretiano foi a porta aberta que nunca mais se fechou.

Conheça também outras histórias de nossos ex-alunos

Conheça todas as histórias