Desbravando o mundo

"É incrível a forma como continuamos a aprender com a faculdade mesmo depois de ter saído dela."

Caio cursou Publicidade e Propaganda no Claretiano em Rio Claro e hoje trabalha com o que mais gosta na global Owens Corning: comunicação.

Nasci em Rio Claro, interior de São Paulo e por muitos anos morei na área rural da cidade, no distrito chamado Batovi.

Me mudei mais ou menos nove vezes, sempre indo e vindo da cidade para o sítio, e, sempre que me mudava, também trocava de escola. Foram sete durante todo o meu ensino básico.

Também cresci desenvolvendo um viés artístico e poético. Aos 11 anos, comecei a tocar contrabaixo e bateria na igreja que frequentava, acompanhado por minha irmã; e, nesse meio tempo, me interessei por tudo quanto é arte: teatro, audiovisual, redação... No ensino médio tudo isso foi potencializado.

Estudei na ETEC Armando Bayeux da Silva durante o ensino médio, uma escola que se eu precisasse definir em poucas palavras seria: mente aberta. Apesar da pressão com vestibulares e ENEM, a direção da escola sempre foi aberta a movimentos inesperados, como sarais, concursos de bandas, apresentações de seminário em vídeo (acho até que eu e alguns amigos fomos os primeiros vloggers e nem sabíamos).

Foi aí que descobri o que eu queria fazer: ser um comunicador. Descobri o curso de Publicidade e Propaganda do Claretiano no fim do ensino médio e estava decidido. Fiz o ENEM e nem prestei outros vestibulares; comprovei renda e me tornei, em 2011, bolsista integral do curso.

No primeiro ano, ainda morando na zona rural, trabalhei em uma Olaria, na manufatura mesmo, empurrando carrinhos, empilhando tijolos e dirigindo empilhadeiras. Foi no segundo ano que iniciei meu estágio na Owens Corning, onde trabalho atualmente e, desde então, muito mais coisas começaram a acontecer.

Inicialmente, minha missão na empresa foi criar um programa de comunicação corporativa para a América do Sul. Passei por áreas correlatas, incluindo Desenvolvimento de Equipes com foco em comunicação e eventos.

Em 2018, comecei a fazer parte do time de Brand & Customer Experience, com abrangência global e no qual atuo até hoje como Digital Strategy Menager, com o olhar voltado para conteúdo (branded, product etc.), buscando engajar o crescimento da nossa comunidade ao redor do mundo.

Aprendi muito durante a graduação e também com o MBA em Marketing que realizei na USP, em 2017. Hoje trabalho com uma equipe de cinco pessoas: 3 americanos, 1 italiana e eu, brasileiro.

Hoje percebo o significado de muitas coisas que aprendi em sala de aula e não havia entendido na época. É incrível a forma como continuamos a aprender com a faculdade mesmo depois de ter saído dela.

O impacto positivo do Claretiano é eterno, assim como a lembrança de mestres como Prof. João Carlos Picolin e Prof.ª Samia Dias.

Conheça também outras histórias de nossos ex-alunos

Conheça todas as histórias