Uma Grande Realização

"O reencontro com a sala de aula, colegas, professores, livros, foi uma grande motivação, me deu ânimo novo."

Aos 59 anos, César pode realizar o sonho de cursar Letras.

César Augusto Ribas Sovinski, tem 65 anos, é funcionário público aposentado e concluiu em março de 2016 o curso de Letras no polo de Curitiba. A paixão pelas palavras surgiu ainda pequeno, mas foi na fase adulta que realizou o sonho de cursar Letras. E o Claretiano ajudou nesta realização. Tanto que no decorrer do curso diante dos muitos textos exigidos pela grade curricular, que contempla assuntos tão variados e tão interessantes, César decidiu que depois de formado reuniria em livro alguns trabalhos selecionados.  E assim o fez. Reuniu os textos versando sobre literatura brasileira, portuguesa e inglesa, literatura infanto-juvenil, educação inclusiva, Língua Brasileira de Sinais, trabalhos de AACC sobre livros, filmes, palestras, e o trabalho de pesquisa sobre Monteiro Lobato, que serviu de base para o TCC.

_____________________

 “Desde pequeno, ouvindo meu pai recitar Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Raimundo Correa e tantos outros parnasianos, fui logo atraído pela literatura e surgiu em mim o prazeroso impulso de escrever, contar histórias, contar a vida, a vida tão semelhante de todos nós e tão peculiar de cada um. Faltava-me o embasamento teórico , que encontrei no Claretiano por indicação de um amigo. Foi uma grande realização, pois já contava com 59 anos quando iniciei o curso, e mais de 30 sem estudar.  

O reencontro com a sala de aula, colegas, professores, livros, foi uma grande motivação, me deu ânimo novo. No estágio, o contato com a realidade das escolas e do atual perfil dos estudantes, me levaram a novos questionamentos, à constatação de que o mundo está em permanente transformação, que precisamos nos atualizar, e que não há idade para estudar e aprender.

O ensino a distância do Claretiano me surpreendeu e preencheu as minhas expectativas. De credibilidade e idoneidade reconhecidas pelo MEC, sua infraestrutura é impecável, nunca tive o menor problema para receber material didático e para enviar as atividades. Por tudo isso, em várias ocasiões recomendei o Centro Universitário Claretiano para pessoas com interesse em cursos como História, Direito e Administração”.

Conheça também outras histórias de nossos ex-alunos

Conheça todas as histórias