Não escolhi a Educação física, foi ela que me escolheu

"Estudar no Claretiano foi a melhor decisão para o meu profissionalismo."

Fabiana de Oliveira Pedroso, 30 anos, é ex-aluna Claretiano - Centro Universitário. Graduada em Educação Física (Licenciatura) em 2008, sua relação de amor com a profissão começou bem cedo, ainda na infância. Pós-graduada em Fisiologia e Biomecânica do Exercício Aplicado à Academias, também pelo Claretiano, Fabiana é empreendedora e tem à frente o Centro de Treinamento Especializado Santé Studio. Além disso, é personal trainer, CEO empresa Santé Studio, palestrante e consultora de marketing e posicionamento. E este ano ficou entre os 10 finalistas do Top Trainer Brasil que concentrou 1.200 inscrições de profissionais de Educação Física de todo o país e aconteceu de forma inédita no Brasil. Conheça abaixo um pouco da trajetória de Fabiana.

"Não escolhi a Educação física, foi ela quem me escolheu. Sempre fui apaixonada por exercícios, uma criança ativa e amante de pessoas. Na adolescência ao ter contato com a academia e o ambiente de treinamento percebi que era daquele meio o qual queria para minha carreira. Passei a procurar por universidades próximas a minha cidade, que é Serrana (SP), e cheguei a me matricular em outra universidade; porém, sempre tive bons profissionais como referência e muitos haviam se formado no Claretiano – Centro Universitário.

Devido a isso decidi conhecer as instalações. Achei o ambiente agradável, amplo e com uma excelente infraestrutura, além do conceito de excelência para a área da Educação Física. Mesmo tendo que me deslocar aproximadamente 100 km todos os dias, de Serrana a Batatais, resolvi trocar de Universidade. Como fui feliz nessa decisão. Do inicio ao fim da graduação tive excelentes professores, que lecionavam com amor, e transmitiam isso a nós. Alguns eram muito questionadores e nos faziam refletir para termos sempre um olhar crítico, analisando sempre todo o âmbito de atuação profissional, sempre com respeito para com o próximo. Iniciei minha profissão atuando na área fitness, no qual me apaixonei e também pude identificar muitas pessoas com dificuldades em aderir de forma contínua aos exercícios físicos.

Senti a necessidade de me aprofundar nos estudos e fiz especializações para entender quais seriam as melhores formas de motivar, inovar e diferenciar essa situação. Foi assim que voltei ao Claretiano para a pós-graduação em Fisiologia e Biomecânica do Exercício Aplicado às Academias. Esse foi o ponto inicial da minha maior transformação profissional.

Pouco tempo depois, abri meu próprio espaço em Serrana, o Centro de Treinamento Especializado Santé Studio. Inicialmente ele era direcionado apenas para mulheres, pois era um espaço físico com metodologia diferenciada, integrando a musculação, treinamento funcional, pilates, fisioterapia e nutrição. O feedback foi tão positivo que hoje trabalho com todos os gêneros e idades, com atendimentos individuais ou em grupos.

Em uma das convenções e cursos tive contato com Cristiano Parente, que defendia a mesma linha da qual acredito. O mesmo, intitulado como o melhor Personal Trainer do mundo em 2014, nos EUA, promovia então o concurso Top Trainer Brasil, que selecionou dentre 1200 profissionais 10 que seriam avaliados nos quesitos: graduações, especializações/pós-graduações, experiência profissional, especialidades claras e definidas, boa leitura e posicionamento inteligente sobre a Educação Física, boa capacidade de comunicação, imagem e transparência em relação ao profissionalismo e à paixão pela profissão, dentre outros quesitos. Passada todas as etapas, hoje me sinto feliz e realizada com toda a caminhada até aqui, ser reconhecida com uma das 10 melhores profissionais de Educação Física por esse concurso, que tem o propósito que o Claretiano sempre me ensinou.

Hoje atuo como Personal Trainer, CEO empresa Santé Studio, palestrante e consultora de marketing e posicionamento. Para mostrar que nós só alcançaremos êxito como profissionais precisamos nos posicionar de forma inteligente, coerente, criando novas formas de impactar vidas através do exercício físico, embasando-se sempre no conhecimento técnico adquirido na graduação e especialização, pois o conhecimento é a base de todo sucesso. Sou grata a instituição que me formou e ainda forma pessoas que cuidam de pessoas, com comprometimento e amor! E hoje a mesma continua me auxiliando, formando novos profissionais de Educação Física com o mesmo propósito e comprometimento com o próximo e estudos.

Como CEO de uma empresa estou sempre á procura de novos apaixonados pela profissão e quando precisei de estagiário, foi nessa instituição que fui a procura e encontrei. Sempre Claretiano, a instituição que mudou a minha vida!

Quero finalizar minha história com essa frase de Madre Teresa de Calcutá que reflete bem o que faço no meu dia a dia: “Sozinha não posso mudar o mundo, mas posso lançar uma pedra sobre as águas e fazer muitas ondulações."

Conheça também outras histórias de nossos ex-alunos

Conheça todas as histórias