De Santos para a Seleção Brasileira

"Consegui apoio do Claretiano, que me deu todo o suporte acadêmico, inclusive, em 2015, me consagrei vice campeã Brasileira Universitária, entrando pra seleção e representando a faculdade."

inda vou à faculdade, nas aulas de luta, para contar minha história e um pouco sobre a modalidade esportiva que pratico, sempre com muita satisfação e agradecimento.

Vanessa Messina tem 23 anos e é formada em Bacharelado em Educação Física, no Claretiano - Faculdade de Rio Claro. Nascida em Santos, veio para Rio Claro em 2013, a convite da técnica da seleção brasileira de taekwondo, Carmem Carolina, para integrar a equipe Pro Team/Unimed Rio Claro. 

Desde então, Vanessa é primeiro lugar no ranking nacional (acima de 73kg) e foi 4 vezes campeã paulista, campeã e vice campeã brasileira, campeã e vice campeã da Copa do Brasil, campeã brasileira interclubes, e conquistou bons resultados em muitas outras competições nacionais e internacionais, que a classificaram durante esses 3 anos, nas seletivas nacionais da Seleção Brasileira e, em 2016, foi escolhida para fazer parte do time.

"Consegui apoio do Claretiano, que me deu todo o suporte acadêmico, inclusive, em 2015, me consagrei vice campeã Brasileira Universitária, entrando pra seleção e representando a faculdade". Com o apoio da coordenação e corpo docente, se destacou como atleta e conseguiu bolsa de estudos na faculdade.

"Ainda vou à faculdade, nas aulas de luta, para contar minha história e um pouco sobre a modalidade esportiva que pratico, sempre com muita satisfação e agradecimento", comenta Vanessa. 

Conheça também outras histórias de nossos ex-alunos

Conheça todas as histórias