Minha paixão pela natação nunca acabou

"Pratico natação desde os 7 anos e, mesmo precisando parar por um tempo, é uma paixão que nunca deixei de ter."

Rafael voltou a praticar natação e iniciou seus estudos aos 31 anos, e mostra que quando temos uma paixão, nunca é tarde para começar.

Rafael iniciou sua vida no esporte bem novo. Aos 7 anos participou de uma avaliação com técnico da equipe rio-clarense de natação, a qual integrou por um tempo. 

Aos 13 anos passou para a equipe principal, com treinos mais avançados e longos, diariamente e, com essa rotina de treinos, os resultados começaram a aparecer, foram campeonatos paulista, jogos regionais, campeonato brasileiro, entre outros, porém, precisou interromper seus treinos para estudar.

A paixão pela natação nunca acabou, com 31 anos, Rafael iniciou o curso de Educação Física, no Claretiano, e logo no primeiro semestre, voltou a ter contato com a natação. Mesmo sem poder treinar, devido a rotina de trabalho e estudos, mantinha o foco no futuro que o esperava.  

Após se formar, começou a trabalhar como guarda vidas na escola SESI, trabalho que exigia um treino diário, fosse musculação, corrida ou natação. Com isso, Rafael voltou a praticar e, após 20 anos longe das competições, integra a equipe Máster Rio Claro, categoria 35+ anos e, até agora, foram duas temporadas, em 2015 e 2016, que deram início a uma nova história no esporte.

Nas recentes competições, Rafael conquistou o recorde nos 25 de costas, passando direto para o principal, no qual adquiriu a 15ª posição. "Mesmo participando de poucas etapas, fico feliz com o resultado final com a 15ª colocação geral." 

Além do trabalho no SESI, Rafael é personal trainer no Studio Octane, em Rio Claro, e é pós-graduando em Medicina Esportiva e Atividade Física. "Tenho um grupo de treinamento funcional para a 3º idade, no qual dou aulas duas vezes na semana. Muita coisa eu devo ao conhecimento que obtive nos anos de faculdade." 

Conheça também outras histórias de nossos ex-alunos

Conheça todas as histórias