Da graduação, direto para a Residência Multidisciplinar em Saúde

"Hoje tenho a sensação de dever cumprido e orgulho de ser Claretiano."

Thomás Oliveira Vaz, aluno egresso do curso de Fisioterapia 2016, turma XXVIII, do Claretiano - Centro Universitário, iniciará a residência Multiprofissional em Saúde da FAMERP - Faculdade de Medicina de Rio Preto e Hospital de Base de Rio Preto, no dia 1º de março. Ele obteve a aprovação após prova teórica, análise de currículo e arguição do currículo fazendo somatória de ponto.

Em 2012 iniciei a graduação em Fisioterapia, no Claretiano – Centro Universitário. Foram cinco anos de muito aprendizado e vivências importantes que levarei para o resto da minha vida. Minha trajetória no Claretiano se iniciou quando fui contemplando por uma bolsa interna de estudo de 100%. A partir deste momento meus estudos passaram a ter um significado muito especial.

Durante todo o período o Claretiano me proporcionou várias oportunidades, sendo elas a participação na Pastoral Universitária; na jornada Mundial da Juventude Rio 2013; dois projetos do Claretiano Solidário, sendo um em Seringueiras-RO e outro  em Taguatinga-DF e a participação na Atlética Acadêmica de Fisioterapia do Claretiano (A.A.F.C), sempre aprendendo e vivendo a missão da instituição que é de ‘capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida, mediante uma formação integral’. Além disso, fui monitor da disciplina de Cinesiologia, ministrada pelo professor Edson Barros, o qual sou muito grato pelos seus ensinamentos, conselhos e pelas oportunidades que me ofereceu durante minha graduação.

Logo no primeiro ano, iniciei minha participação com a Iniciação Cientifica no LABIM - Laboratório de Biomecânica do Movimento, muito importante na minha vida acadêmica. Lá realizei trabalhos científicos e participei e apresentei trabalhos em congressos, nacionais e internacionais. Sou muito grato aos coordenadores do laboratório, em especial aos professores Edson Verri e Evandro Fioco, pela dedicação em ensinar e de me fazer buscar sempre o conhecimento, além de todos os membros do laboratório. Durante a vida acadêmica realizei também alguns estágios como voluntário, por exemplo, o de Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Hospitalar na Santa Casa de Franca, Fisioterapia Oncológica no Hospital do Câncer de Barretos e participei de projetos, como o de Cardiorrespiratória e Metabólica e do Desportiva, momentos nos quais aprendi muito e agregando muito na minha formação. Agradeço imensamente aos professores que me supervisionam e ensinaram nestes estágios. Agradeço também aos meus familiares, amigos e ao meu grupo de estágio SKOLiose, todos sempre me apoiaram e incentivaram nas minhas escolhas.

Hoje tenho a sensação de dever cumprido e orgulho de ser Claretiano. Antes mesmo de concluir a graduação, fui atrás da Residência, afinal, estudar nunca é demais e o Claretiano foi o carro chefe para essa conquista, pois, desde o início do curso já fomos preparados para o mercado de trabalho e também estimulados a continuarmos os estudos, sempre nos informando de oportunidades.

Fui aprovado no programa de residência multiprofissional em reabilitação física, a Residência Multiprofissional em Saúde, da FAMERP, que constitui modalidade de ensino de pós-graduação/especialização lato sensu com duração de 24 meses. O curso se desenvolve em regime especial de treinamento em serviço, com 60 horas semanais constituindo-se de 20% de atividades teóricas e 80% de atividades práticas, desenvolvidas na FAMERP, no complexo FUNFARME e nas Unidades que compõem a Rede de Atenção à Saúde – RAS loco-regional. Meu projeto é exercer minha carreira profissional com máximo de comprometimento, ética e profissionalismo e realizar meu sonho, que é exercer a fisioterapia, agregando o conhecimento da minha graduação, associado com o que aprenderei na residência.  

Agradeço imensamente aos professores que participaram da minha graduação, aos serei eternamente grato a todos finalizo dizendo aos meus amigos, que estão na caminhada, que tenham orgulho de ser Claretiano, que nunca desistam dos seus sonhos, lutem por eles, mesmo com os obstáculos que surgem, pois com persistência, determinação e luta conseguimos nossos objetivos. Desejo sucesso na caminhada de todos!

Conheça também outras histórias de nossos ex-alunos

Conheça todas as histórias