Aprimorando conhecimentos

"Durante a graduação fui preparado para o mercado de trabalho e também para dar continuidade à vida acadêmica."

Marcos concluiu o curso em 2016, foi aprovado em um programa de aprimoramento profissional e já pensa no mestrado.

Marcos Aristóteles Vizu é concluinte do curso de Nutrição do ano de 2016 e no final do 4º ano foi aprovado no Programa de Aprimoramento Profissional na área de Saúde do HC da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Foi na graduação que Marcos diz ter sido preparado profissionalmente para o mercado de trabalho e também para a continuação da vida acadêmica, como o mestrado, por exemplo.
______________________

"Não escolhi a nutrição, a nutrição foi quem me escolheu! Digo sempre que Deus conversa com a gente, e cabe a nós ouvi-lo. Foi assim que conheci a Nutrição. Há tempos atrás minha decisão era única, queria ser arquiteto. Mas não sabia ao certo porque eu queria essa área, a de exatas. Cheguei a concluir um curso técnico profissionalizante em administração de empresas, mas eu não apresentava tamanho interesse pela área. Cheguei a trabalhar na área, mas não obtive sucesso. Sempre gostei e tive interesse em assuntos relacionados a nutrição, alimentação e exercício físico, mas jamais havia passado pela minha cabeça que um dia eu pudesse atuar na área de humanas, me tornar um profissional da saúde, um nutricionista.

Como moro em Jardinópolis, escolhi o Claretiano – Centro Universitário para estudar pelas ótimas referências que tive. Conheço muitos profissionais formados pela instituição que me disseram muito bem da metodologia e do respeito que a instituição tem com seus discentes. Na época acessei o site e pude conhecer um pouco mais da faculdade e sua história. E dias antes da seleção do PROUNI optei pela Nutrição. Iniciei a graduação em 2013 e conclui no final de 2016.

Durante o período de estudos participei de vários encontros, palestras e oficinas. Mas foi nos dois últimos anos da graduação que iniciei meus trabalhos de iniciação científica. Fui premiado no ENIC de 2016  com o ‘paper’ "A relação entre carboidratos, índice glicêmico e hipertrofia". Durante os estágios, me dediquei bastante e antes de terminar a graduação, fui certificado como destaque e revelação nos estágios de Nutrição Clínica e nos estágios de Nutrição Hospitalar. Além disso, tive a honra de receber o título de discente que mais utilizou dos recursos da fantástica e primorosa biblioteca da instituição, no primeiro semestre de 2016.

O curso abriu portas e oportunidades únicas para mim. A graduação me preparou para o mercado de trabalho e também para a vida acadêmica. E, no final do 4º ano fui aprovado no processo seletivo do Programa de Aprimoramento Profissional na área de Saúde do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (HCRP). Este programa é a oportunidade para aprimorar os conhecimentos que foram adquiridos ao longo dos quatro anos de graduação e se aprofundar ainda mais na ciência da Nutrição, bem como a porta de entrada para um futuro mestrado. Sou muito grato a todo corpo docente do curso, em especial, à coordenadora, a professora doutora Fabíola Rainato Gabriel, que não mediu esforços para que pudéssemos nos destacar sempre.

Então, para finalizar, quero deixar registrada uma mensagem a todos os estudantes: Tracem um objetivo, definam as metas e busquem alcança-las. Aproveite de todos os recursos e  oportunidades que a instituição e os professores oferecem. Mantenha laços de amizade com o corpo docente e sempre busquem conselhos neles, pois neste momento, eles são quem devemos espelhar e são nossa base. Iniciem desde cedo a vida acadêmica, participando de eventos científicos, produzindo trabalhos e criando projetos. Aproveitem a biblioteca e também de cada dia da graduação, pois essa fase é única."

Conheça também outras histórias de nossos ex-alunos

Conheça todas as histórias