Modelo de superação

"O vento não sopra a favor de quem não sabe para onde ir, nunca é tarde pra começar."

Silvano se forma, esse ano, em Gestão Ambiental, pelo polo de Diamantina em Minas Gerais. Mesmo entre várias dificuldades e situações que quase o impossibilitaram de estudar, Silvano se dedicou e logo terá seu tão sonhado diploma universitário. Conheça a história de Silvano:

Desde pequeno, sonhava em fazer curso superior, mas como nasci em família humilde, as possibilidades eram poucas. Tentei ajuda com um empresário, mas ele afirmou que gente pobre e da roça jamais teria diploma. Isso foi destruindo meus sonhos aos poucos, mas eu não desisti.

Segui a vida trabalhando, constituí uma linda família, mas o sonho se tornava, cada dia mais, distante da minha realidade. Não poderia acompanhar aulas presenciais, por exemplo, pois meu trabalho exige muito do meu tempo, sem contar a minha família. Foi aí que meu cunhado, que cursa Educação Física no Claretiano há dois anos, me falou sobre a instituição e sobre os cursos a distância que são oferecidos, além de ter um polo perto de mim, em Diamantina, Minas Gerais. Naquele momento, vi que meu sonho se realizaria.

Entrei em contato com o polo e falei com a Mara, muito educada e carismática, que me passou todas as informações necessárias para que eu ingressasse na faculdade e, no segundo semestre de 2015, me tornei aluno do Claretiano.

Iniciei o curso e mal sabia mexer em computador, mas graças às pessoas próximas a mim, aprendi a usar a Sala Virtual. Tive problemas durante o processo, pois além das dificuldades para estudar e o volume de trabalho, minha filha, na época com cinco anos de idade, sentiu falta da atenção do pai. Quase desisti, por ver aquela situação, mas lembrei o quanto foi difícil começar e o quanto queria aquilo, por isso, tive força e dedicação para administrar todas as partes da minha vida. Comecei a me exercitar, a ter tempo para todas as minhas atividades e isso deu uma guinada em minha vida. Hoje, consigo me organizar bem, tenho horário para estudar, para treinar, para cuidar da minha filha e da minha família e trabalhar para o seu sustento. 

Apesar de tímido, participei do ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica, e isso me fez crescer, ainda mais, como estudante e profissional. Nesse ano, me formo em Gestão Ambiental e já tenho planos para continuar estudando. 

O Claretiano mudou tudo em minha vida, me fez diferente, mais seguro em minhas decisões, não apenas na faculdade. Em meu trabalho, graças ao curso superior, participo de reuniões e coloco em prática o que aprendo em aula.  Com o Claretiano eu aprendi que somos capazes de tudo e mais um pouco, e que isso só depende de nós. O vento não sopra a favor de quem não sabe para onde ir, nunca é tarde pra começar.

Conheça também outras histórias de nossos ex-alunos

Conheça todas as histórias