Amor pela filosofia na prática

"Saiam do padrão e se encontrem com a prática da filosofia, principalmente, nas soluções de problemas cotidianos e na melhoria de condições de vida"

Amor pelos estudos e pelo que se estuda é o que Líryan mostra no seu dia a dia. Não apenas em textos e livros, a Filosofia se apresenta prática na solução de problemas cotidianos e esse é seu maior valor atualmente.

Sempre me interessei pela filosofia, na escola tive uma professora especial e gostava muito de ler sobre o tema. Escolher cursar filosofia foi por afinidade e acabei me descobrindo na licenciatura, que é muito mais intensa e maravilhosa do que eu havia imaginado.

Dentre as muitas experiências que tive com a instituição, vale citar algumas: a acessibilidade do Claretiano me chamou a atenção, pois a educação a distância, a qual não considero nem difícil, nem fácil, apenas mais exigente, era uma necessidade para mim e, ainda como estudante, recebo soluções claras e objetivas para os meus problemas, o que é um diferencial; também, mesmo sendo uma instituição cristã, o Claretiano nunca impôs um posicionamento aos alunos, sempre tive liberdade e contato com pessoas incríveis, meu melhor amigo da faculdade era padre, o que fez tudo fluir de forma suave e bela, sem que nossas abordagens e opiniões fossem silenciadas.

Durante a graduação, já me interessava pela área de aconselhamento e, ao conhecer a pós-graduação em Aconselhamento Filosófico, tive a chance de lidar com a filosofia na prática. Escolhi o Claretiano, novamente, pois além da experiência positiva durante a primeira graduação, senti o entusiasmo com o movimento filosófico, desde a coordenação do curso até a aplicação da disciplina.

Atualmente, trabalho com educação, mas não lecionando, por falta de espaço e cortes da disciplina (assim como muitas de humanas) e minhas limitações pessoais. Contudo, mesmo não trabalhando diretamente com isso, cursar Filosofia mudou a minha relação comigo e com as pessoas ao meu redor. Foi fundamental, enquanto crescimento humano, ter realizado esse curso e, em termos de qualidade de vida, eu dei um salto fenomenal. E mesmo com os problemas de mercado, pude realizar um concurso na área.

A filosofia teve e tem uma grande importância na minha vida. Quando iniciei o curso, passava por problemas pessoais, momentos em que me sentia ignorante e na Filosofia encontrei a possibilidade de entender e lidar com questões e problemas de gênero, e hoje, consigo entender e usar esse conhecimento para ajudar as pessoas e a mim. Não foi a solução dos meus problemas, mas me deu meios para lidar com as questões trazidas por momentos ruins.

E, por fim, se fosse deixar uma mensagem para o mundo, seria: façam filosofia, estudem filosofia, saiam do padrão e se encontrem com a prática da filosofia, principalmente, nas soluções de problemas cotidianos e na melhoria de condições de vida. É para isso que há filosofia.

Conheça também outras histórias de nossos ex-alunos

Conheça todas as histórias